sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dicas de escaladas Indoor

Nem todo mundo compreende que para se exercitar e estar em forma não precisar ser sempre pelos meios tradicionais, como uma caminhada e ginástica na academia. Existem várias alternativas para sair da mesmice e exercitar mais do o corpo, a mente também.
Uma dessas opções é a escalada indoor. Tendência vinda do alpinismo em montanhas e etc, a escalada é realizada em paredões com pontos fixos para que a pessoa consiga se movimentar nela, claro que sempre com todo o equipamento de proteção existente.



Muita gente não sabe, mas a escalada trabalha o corpo e a mente, bota a cachola a funcionar na elaboração da melhor estratégia para chegar ao topo, fazendo com que a pessoa encare os desafios, controle o medo e a ansiedade e combata o estresse que, infelizmente, o dia a dia nos proporciona. Além do mais, ela ainda faz com que você trabalhe todos os músculos, dando ênfase aos antebraços, bíceps, tríceps, costas e dorsal; melhora a flexibilidade; regulariza o seu sistema nervoso; ajuda na capacidade de concentração; faz bem para o sistema respiratório e ativa a circulação.

Lendo um pouco mais sobre isso no Vila Equilíbrio descobrimos que essa prática foi desenvolvida em função do rigoroso inverno Europeu, que não permitia que as pessoas fossem as rochas para praticar. Com isso, desenvolveram esses paredões. Estes foram evoluindo, até chegar aos paredões que existem espalhados pelo Brasil todo, com níveis de dificuldade e até ângulos diferenciados.

O pessoal do Vila Equilíbrio ainda fala que essa escalada pode ser feita por pessoas de todas as idades, mas claro, com instrutor e os devidos equipamentos!
Fique atento: é legal que seja feito uma série de alongamentos antes de realizar a atividade, para evitar dores, que se use luva, para não machucar as mãos.

Nessa escalada, o pessoal da AdrenaLimits são experts. Eles tem o maior muro de treinamento do RS. UAU!
Os caras se encontram na rua Marques do Pombal, 1077. No Moinhos de vento. A AdrenaLimits, é uma academia especializada em fitness e esportes radicais. Além disso, eles ainda realizam cursos de esportes de aventura.

Veja que legal as paredes de escalada que eles tem lá:





E nós do Gooroo ainda levamos um Guru para essa promoção, o Fábio Gomes, amante de esportes e dessas aventuras!
Veja as fotos e o mega depoimento que ele deu sobre a escalada e a avaliação física que ele fez:


"Fui conhecer e experimentar a AdrenaLimits, fazendo uma avaliação física e aula de escalada esportiva. Vários motivos me despertaram o interesse, a questão do esporte, da aventura, da saúde, de ser um experiência nova ... Realmente gosto de esportes em geral, ainda mais se tem aventura e é uma experiência nova, por me despertar o interesse de sair do convencional, de quebrar a rotina, de ser algo novo, gosto realmente de experimentar de conhecer, de aprender, ...

Chegando na AdrenaLimits já me surpreendi positivamente, porque realmente não tinha idéia de onde e como era a academia, alem dos serviços que ofereciam. A academia tem uma boa recepção, sala de avaliação, sala de condicionamento, vestiário e um grande pátio onde ficam as paredes de escalada esportiva.

Comecei por uma avaliação com a Professora Denise, que leva uns 30 minutos, incluindo avaliação de composição corporal, depois postural e para terminar de condicionamento físico. A avaliação é bem completa, onde ficamos sabendo, ou no mínimo tendo uma boa idéia de como está nosso condicionamento físico.
Depois fui com o Sérgio (dono da academia) para um grande pátio onde é o espaço das paredes de escalada esportiva. Realmente muito legal, porque são muitas, para todos os tipos de treinos e exercícios de escalada, além de atender os diferentes níveis de conhecimento indo dos que nunca fizeram aos mais experientes e profissionais. Ele mostrou e explicou como é o funcionamento, detalhes, diferenças das paredes, salientando que segurança vem sempre em primeiro lugar, que a idéia é poder atender desde praticantes experientes até pessoas que somente queiram experimentar sem compromisso, ou seja, o local tem uma proposta que é muito aberta.

Fui apresentado ao professor Douglas, que orienta e obviamente cuida da segurança durante a subida e descida, coloquei a "cadeirinha", amarrou a corda, mostrou alguns detalhes em relação a esta e e fuiiiiii... Primeiro observei bem "os pinos", para mais ou menos ver onde seria melhor colocar os pés e mãos. Ai comecei a minha "escalada". Sempre analisando os 4 pontos, para colocar os pés e as mãos, alternando impulso pelas pernas e algumas vezes segurando firme e puxando pelos braços. Ai subi, subi, subi, ... até que consegui chegar no topo. A descida é bem tranquila, pois o instrutor é que baixa. Lá em baixo, me senti muito bem por ter conseguido ir até o fim desta parede, não ter caido e ficado literalmente na maior "adrena". Depois de descansar um tempo, observar outros que estavam escalando, fui de novo para comprovar a emoção de escalar uma parede esportiva.
Só posso dizer que foi MUITO LEGAL e vou repetir outras vezes."






E você, topa fazer duas escaladas e de quebra uma avaliação física por apenas R$18,00?

Então compre aqui!

Até a próxima!







Nenhum comentário:

Postar um comentário